quem somos

membro

João Carvalho Pina



2 : exposição individual
0 : exposição colectiva
1 : autor convidado

Nasceu em Lisboa a 27-11-1980 e a sua primeira fotografia foi cerca de 4 anos depois. O bichinho do click ficou e falou mais forte.
Frequentou o AR.CO e estagiou no semanário Euronotícias. Foi o fotógrafo principal da Muzyka Magazine e foi um dos fundadores da agência de imagens Elsa Press.
Em 2003 ganha o 1º Prémio na categoria de notícias no Prémio de Fotojornalismo da Visão com a imagem de um voluntário português durante a limpeza das praias da Galiza depois da catástrofe ambiental do Prestige. Ganha também uma menção honrosa na categoria de reportagem com um trabalho sobre um jogo de baseball cubano. Foi o mais jovem fotojornalista a obter este prémio.
Em 2004 ganhou o 1º prémio na categoria de espetaculos no Prémio de Fotojornalismo da Visão.
É finalista do curso de Gestão de marketing, e é fotojornalista freelancer com trabalhos regulares para o diário espanhol El Mundo.
Vive dividido entre o Porto e Lisboa, sonha com a Big Apple e tem nas ruas de Havana a sua segunda casa.
Actualmente encontra-se a trabalhar num projecto que a longo prazo visa documentar a realidade política e social de Cuba e a sua evolução no tempo.
Gosta de experimentar tudo o que tenha obturadores, cita Robert Capa "Se a foto não é boa, é porque não estás suficientemente perto", e é um exemplo de que o fotojornalismo português está de boa saúde e se recomenda.
È fotógrafo representado pela agência Kameraphoto desde 2003.

Texto de Sofia Quintas
Fonte: artigo "Os nossos neurónios" de Carlos Magno, Revista Notícias Magazine de 25 de Maio de 2003

http://www.kameraphoto.com