t o u r d e p o l o g n e
autor: Marcin Gorski
título: 11 autor convidado

t o u r d e p o l o g n e

Silesia Alta, Polonia.

Tourdepologne não é uma série que conte uma história ou relate uma verdade, mas somente algumas imagens das ruas das cidades da Alta Silesia. É uma enorme cidade que cresceu a partir de vários pequenos organismos administrativos. Alta Silesia é a região mais industrial da Polónia, que cresceu com carvão e perdeu o poder com o encerramento das minas. Dentro deste poderoso aglomerado podem encontrar-se ilhas de pessoas esquecidas, ex-mineiros com as suas familias, desempregados algumas vezes na segunda geração. Vivem em casas do século XIX conhecidas por familoki que se pode traduzir como favelas.

Aqui nas ruas e bairros encontrei crianças, reais crianças silesianas. Os seus pais esqueceram-se de as mandar para a escola, forçando-as a apanhar ferro velho para comprarem cerveja e cigarros.

Vocês vêem realmente tudo isto que descrevo nas minhas fotografias?

Não tenho nenhuma ideologia sofisticada em como fazer fotografia, não pretendo criar mundos inexistentes, eu só mostro através da fotografia aquilo que vejo ? pessoas reais num mundo real, caminhando sempre com a máquina na minha mão.

Vivi ali, numa destas ilhas por alguns anos, as fotografias foram feitas no meu caminho para o emprego, a caminho do contentor do lixo, durante passeios à volta de casa no meu tempo livre. A maioria destas crianças eram meus vizinhos e amigos. Quero mostrar-vos pedaços do seu mundo, o modo como os vi segundo o meu ponto de vista.