UM_BILICAL
autor: Ângela M. Ferreira autor convidado

UM_BILICAL

Umbilical transporta-nos a um mundo onírico e pleno de alusões ao universo da pintura. Ele é claramente evidente não só nos seus temas, mas também na escolha dos símbolos que integram cada uma das suas obras.

Como em todos os trabalhos de Ângela, há sempre uma reflexão poética que procura uma transformação do real, às vezes como sombra, como fugaz reverberação de um mundo que perdeu peso e adquire a leveza da melancolia pelo paraíso.

Esta série é uma meditação sobre o nascimento em todas as suas significações. Umbilical cruza o imaginário de sonho e essência da condição humana, com os vários elementos de regresso ao ventre materno.
As imagens surgem no fundo do mar, e mesmo quando à superfície, elas permanecem ainda nas profundezas. Tudo se passa numa visão experimentada da vida e da morte, em que o negativo é acompanhado do positivo.

Neste universo denso de viagens que cruzam imagens captadas em Portugal na Índia e no Brasil, a poética da viagem no espaço equilibra-se com o entusiasmo e o espanto da navegação quer no espaço, quer as oscilações entre o real e o virtual.

Trata-se da aglutinação de várias viagens numa só viagem: a do devaneio. É uma viagem liberta da fatalidade do tempo cíclico, apenas aberta à renovação.