estruturas & coberturas
autor: Carlos Matos
título: estruturas&coberturas-XX autor convidado

estruturas & coberturas

Nesta série de fotografias, foram usadas longas exposições, técnica fotográfica que possibilita registar acções imperceptíveis ao olho humano, criando efeitos e situações de alguma imprevisibilidade.

Ao contrário do instantâneo que congela o momento, esta técnica permite acumular Tempo na fotografia, invertendo a realidade e criando efeitos que vão da calma ao mistério.
Perde-se, também, de alguma forma o domínio dos elementos que vão integrar a fotografia. A água e a sua ondulação tornar-se-ão niveladas e estáticas, enquanto as nuvens passarão a descrever o seu movimento. Por outro lado torna-se também possível filtrar a desordem e o ruído envolvente, a distracção, criando e dando destaque a novas formas que, por sua vez transmitem sensações de serenidade, tranquilidade ou simplicidade, mantendo simultaneamente tensões entre os elementos que constituem a fotografia.

As longas exposições possibilitam ainda uma maior contemplação da Paisagem, por ser possível, enquanto o registo é feito, prestar atenção ao espaço em redor e não apenas ao que a selectividade do visor induz. Adquire-se, deste modo, maior cumplicidade e empatia com a natureza, o que facilita de forma mais eficaz a interpretação e transmissão das sensações que as paisagens criam e provocam.

Estas fotografias, são resultado de um intenso período de observação e procura no rio Ocreza e na barragem de Santa Águeda (ou Marateca) em Castelo Branco, de locais que reflectissem as minhas ideias e a minha experiência pessoal, bem como a forma como esta tem evoluído, integrando muitas vezes outros olhares, nos quais me revejo e que também estão presentes quando se realiza uma fotografia.