BDSM
autor: Sofia Quintas exposição individual

BDSM

A sigla BDSM encerra em si uma trilogia complexa de relações humanas e sociais, e de práticas específicas. B de Bondage (ou BD de Bondage e Disciplina), DS de Dominação/Submissão e SM de Sadomasoquismo; são as três vertentes mais significativas deste universo. Os seus protagonistas são Dominadores, pessoas que controlam; Submissos, que se submetem à vontade do outro; Switchers, que consoante o estímulo podem ser Dominadores ou Submissos, CrossDressers, que obtêm prazer vestindo-se com roupas do sexo oposto e; Fetichistas.

A dominação psicológica é a base do BDSM que se rege pela sigla mundial SSC: São, Seguro e Consensual. Estas são três condicionantes sem as quais se deixa de estar em presença de práticas de BDSM e passa-se para o universo da violência. Em BDSM tudo é consentido mutuamente, quer física quer psicologicamente.

Apesar de estar sempre presente um estímulo sexual, nem todas as relações BDSM passam pelo sexo. Na comunidade, uma relação ou pessoa que não utilize práticas de BDSM é chamada Baunilha.

Existe sempre um estabelecimento e discussão de limites e safewords. Cada um dos participantes esclarece até onde admite ir, e onde residem os seus limites de práticas e experiências.

Todas estas práticas são realizadas com acessórios como os chicotes, coleiras, correntes, algemas, velas, roupas em cabedal vinil ou latex, cordas, agulhas hipodérmicas, uniformes, etc.

Texto: Sofia Quintas