O Kosovo Décembre 2007
autor: Yves Rousselet
título: Animation autour de la gare routière exposição individual

O Kosovo

Décembre 2007

O novo prazo está fixado para o próximo 10 de Dezembro. Até esta data os responsáveis albaneses e sérvios da província do Kosovo, outra vez comprometidos numa negociação sob a pressão diplomática dos países ocidentais e o olhar atento da Rússia, devem chegar a uma solução.

Terminarão a missão temporária das Nações Unidas que permitiu certamente aliviar as tensões mas, que também o manteve no statu quo há oito anos. Devem decidir um futuro que passa pelos conceitos de independência, de grande autonomia, ou até mesmo separação.

Atravessei Mitrovica, cidade símbolo da divisão do Kosovo, passei a ponte reconstruída em cima do rio Ibar que separa a parte sérvia ao Norte e albanesa ao Sul da cidade. As duas comunidades não parecem particularmente desejosas em estarem lado a lado, as passagens sob o controlo de forças policiais e militares são pouco numerosas.

Na parte onde vivem os Sérvios, o tempo, como numa fotografia, parece parado e não se consegue deixar de pensar nesta espera forçada. A turbulenta agitação na parte albanesa é patente nas esplanadas dos cafés, nas praças, no mercado e nas obras nos passeios. A reparação de uma retunda parece indicar que se deseja apertar a mão ao destino e seguir rapidamente em frente.

Texto: Yves Rousselet
Tradução: Sofia Quintas